sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Universidade do Estado do Pará




A Universidade Estadual do Pará (UEPA) é uma instituição pluridisciplinar pluralista, apartidária, criada em 1994 em Belém, a partir da junção entre faculdades mantidas pelo governo do estado, sendo a mais antiga a Faculdade Estadual de Medicina do Pará, criada em 1971. Vivendo de convênios e contratos com instituições públicas e privadas e pelo governo do estado do Pará. Oferta 17 cursos de graduação, um curso de pós-graduação "stricto sensu" e diversos cursos de pós-graduação "lato sensu", entre especializações e residências médicas.


A UEPA, criada pela Lei Estadual n° 5.747 de 18 de Maio de 1993, foi autorizada a funcionar através do Decreto Presidencial de 04/04/1994, com os Cursos de Graduação: Licenciatura em Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pedagogia, Educação Artística com Habilitação em Música, Licenciatura em Matemática e Formação de Professores para Pré-Escolar e 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
Atualmente, a Universidade oferece 17 cursos de Graduação (Licenciatura Plena em Letras, Licenciatura Plena em Matemática, Educação Artística com habilitação em música, Bacharelado em Música, Ciências da Religião, Secretariado Executivo Trilíngue, Pedagogia, Ciências Naturais com habilitação em química, física e biologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Tecnologia Agroindustrial, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Bacharelado em Design – Habilitação em Projeto do Produto) divididos nos Centros de Ciências Sociais e Educação, Biológicas e da Saúde e Ciências Naturais e Tecnologia e nos 14 núcleos do interior do Estado.

Forma de Ingresso

Para ingressar na universidade existem duas maneiras:
  • PRISE (Programa de Ingresso Seriado): são aplicadas provas ao final de cada uma das três séries do Ensino Médio.
  • PROSEL (Processo Seletivo): é como o vestibular comum, no qual são aplicadas provas abrangendo todo o conteúdo do Ensino Médio.
A partir do processo seletivo de 2007, a universidade implantou o regime unificado para a seleção de seus alunos. Desta formas, todos os alunos passam pelo mesmo sistema de seleção ao entrar na universidade. Além disso, a prova passa a ser composta apenas por questões objetivas e por uma redação.

Centros Acadêmicos


A Universidade do Estado do Pará é dividida em Três Centros, de acordo com as áreas do conhecimento:
CCSE: Centro de Ciências Sociais  e Educação
Oferta os cursos de Secretariado Executivo Trilíngue, Pedagogia, Formação de Professores, Bacharelado em Musica e os cursos de Licenciatura em Matemática, Ciências Naturais, Educação Artística e Ciências da Religião. Além da graduação, o centro oferta o único curso de pós-graduação "stricto sensu" da universidade, o mestrado em Educação.
CCBS: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Oferta os cursos de Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem e Licenciatura em Educação Física. Desde 2006 oferta o único curso de Medicina no interior de um estado da Amazônia, na cidade de Santarém (Campus XII).
CCNT: Centro de Ciências Naturais e Tecnologia.
Oferta os cursos de Design com habilitação em Projeto de Produto, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Tecnologia Agroindustrial.



 http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_do_Estado_do_Par%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário